Peru

PERU

Informação Geral

Extensão | População | Idioma | Moeda | Governo | Religião

Extensão
Com 1.285.215 km2, Perú é o terceiro país de maior extensão, depois de Brasil e Argentina, sitúa-se entre os 20 países mais extensos do planeta.
Possui, além, 200 milhas marinas, e direitos territoriais sobre uma superficie de 60 milhões de hectares na Antártida.
Perú divide-se en 24 departamentos. A capital do país é Lima.

População
- 27.000.000 habitantes.
- Urbana: 72,3%
- Rural: 27,7%
Perú é um país de todas as sangues. Através de sua história, Perú tem sido o ponto de encontro de diferentes raças e culturas. Os espanhóis somaram-se à população nativa aproximadamente 500 anos atrás.
Produto desse encontro, enriquecido posteriormente com as migrações de negros, asiáticos e europeios, surge o homem peruano, representante de uma nação cuja riqueza étnica constitui uma de suas mais importantes características.

Idioma
- Espanhol : 80,3%
- Quechua: 16,2%
- Outros Idiomas: 3,0%
- Idiomas estrangeiros: 0,2%
Como parte de sua riqueza cultural, em Perú coexistem uma multitude de línguas nativas. Bem que o español seja o idioma de uso comúm, o quechua é uma importante herança do passado inca e em muitas regiões do país ainda se fala com ligeiras variações dependendo da zona.
Existem, ademais, outros dialetos como o aymara (Puno) e diversas línguas amazónicas repartidas numa surpreendente variedade de familias das quais, ainda nestes días, sobrevivem perto de 15 troncos lingüísticos, dando lugar a 43 línguas diferentes.

Moeda.
 A moeda oficial de Perú é o Nuevo Sol (S/.) dividido em 100 cêntimos. Circula en moedas de 5, 10, 20 e 50 cêntimos, 1, 2 e 5 Nuevos Soles e em bilhetes de S/.10, 20, 50, 100 e 200 Nuevos Soles.
Governo. Perú é uma república democrática. O Presidente e os membros do Congresso são eleitos cada cinco anos por votação universal. O actual Presidente Constitucional del Perú é Ollanta Humala Tasso (2011-2016).

Religião
Católicos: 89, 03%
Evangélicos: 6,73%
Outras religiões: 2,56%
Nenhuma religião: 1,65%
Perú é um povo crente por natureza: a diversidade de crenças e a liberdade de culto manifestam-se numa variedade de festividades e rituais que recolhem tanto o fervor católico, parte da herança espanhola, como o misticismo das milenárias culturas prehispánicas.

Geografía
Perú divide-se, tradicionalmente, em três regiões:
Bem que esta simples divisão reflete a aparência geral da geografía peruana, a realidade é bastante mais rica e complexa: em Perú a natureza parece adotar caraterísticas particulares que convertem suas regiões montanhosas, suas mesetas, suas selvas e seus vales, em habitats únicas.
Uma extraordinária variedade de sistemas ecológicos que alberga as mais diversas espécies de animais e plantas.

Costa
Zona banhada pelo Océano Pacífico com áreas desérticas, belas praias e fértis vales.
A costa peruana apresenta a forma de um extenso deserto encostado nas montanhas. E é precisamente a presença dos Andes ao leste, junto com a corrente fría de Humboldt que chega até suas praias, o que dá à zona essa caraterística árida e seca -desde o deserto de Sechura até as pampas de Nasca e o deserto de Atacama que se pode ver esporádicamente interrompido por vales nos quais uma densa capa de nuvens cobre os céus e são freqüentes as chuvas ligeiras no inverno.
Devido à umidade imperante nestas zonas, se produz uma ligeira sensação de frío, bem que a temperatura raramente baixa de 12° C. Durante o verão, pelo contrário, o sol brilha com força e a temperatura chega com freqüência aos 30° C.
As regiões central e sul da costa peruana possuem duas estações bem marcadas: uma invernal, entre avril e outubro; e uma estival, entre novembro e março. A região do norte da costa, não sofre o efeito das águas frías, o que se traduz em quase 300 días de sol e temperaturas quentes ao longo do ano (até 35° C no verão). O período de chuvas se produz entre novembro e março.


Serra
Zona montanhosa dominada pela Cordilheira dos Andes. Atinge os 6.768 m.s.n.m. na cima do Huascarán.
ver clima
Na serra de Perú apresentam-se duas estações climáticas bem definidas: uma de estío, entre abril e outubro, caraterizada por días com sol, noites muito frías e ausência de chuvas (a época ideal para recorrê-la); e uma de chuvas, entre novembro e março, na qual as precipitações são abundantes (pelo geral sobre os 1.000 mm). Um rasgo que carateriza a esta região é a marcada variação de temperatura ao longo do día; é comum contar com temperaturas de até 24° C ao médio día e tão baixas como -3°C na madrugada.
Ademais, o acidentado da cordilheira dos andes produz uma redução paulatina da temperatura para a zona mais alta, conhecida como "puna".O clima seco e agradável da serra é ideal para o crescimento de uma enorme variedade de cultivos.


Selva

Zona de vegetação tropical da bacia do río Amazonas, onde localizam-se as mais grandes reservas da natureza.A extensa selva peruana, atravessada pelo caudaloso río Amazonas, pode-se dividir em duas zonas muito diferençadas: a selva alta ou celha de montanha (sobre os 700 msnm) que possui um clima sub-tropical e suave, com abundantes chuvas (ao redor de 3.000 mm ao ano) entre novembro e março e días com sol entre avril e outubro; e a selva baixa (por debaixo dos 700 msnm)onde o estío se produz entre os meses de avril e outubro e é uma época estupenda para o turismo, com días de sol e altas temperaturas, com freqüência por cima dos 35° C.
Nestes meses os ríos diminuem seu caudal e as estradas são fácilmente transitáveis. Pelo contrário, a estação de chuvas entre novembro e março, carateriza-se por freqüêntes aguaceiros (pelo menos um ao día) que podem produzir estragos nas estradas de acesso terrestres.
A umidade na selva é muito alta ao longo do ano. Na região sul produzem-se ocasionais "friajes" ou "surazos", frentes fríos provenientes do extremo sul do continente que se apresentam entre os meses de maio e agosto, e a temperatura baixa até 8-12° C.
 

FONTE: http://www.peru.travel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário