Cuzco

CUSCO - PERU

Cusco
 Peru.gif

Cusco é uma cidade no Peru situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes, com população de 300.000 habitantes. É a capital do departamento de Cusco e da província de Cusco.

Cusco é uma cidade muito alta ( com 3400 metros altitude). Seu nome significa "umbigo", no idioma quíchua. Era o mais importante centro administrativo e cultural do Tahuantinsuyu, ou Império Inca. Lendas atribuem a fundação de Cusco ao Inca Manco Capac no século XI ou XII. As paredes de granito do palácio inca ainda estão lá, bem como monumentos como o Korikancha, ou Templo do Sol.

Depois do fim do império, em 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro, invadiu e saqueou a cidade. A maioria dos edifícios incas foi arrasada pelos clérigos católicos com o duplo objetivo de destruir a civilização inca e construir com suas pedras e tijolos as novas igrejas cristãs e demais edifícios administrativos dos dominadores, desta forma impondo sua pretensa superioridade européia.

A maioria dos edifícios construídos depois da conquista é de influência espanhola com uma mistura de arquitetura inca, inclusive a igreja de Santa Clara e San Blas. Freqüentemente, são justapostos edifícios espanhóis sobre as volumosas paredes de pedra construídas pelos incas.

De forma interessante, o grande terremoto de 1950, destruindo uma construção de padres dominicanos, expôs que esta fora erigida em cima do Templo do Sol, que curiosamente resistiu firmemente ao terremoto.

Esta teria sido a segunda vez que aquela construção dos dominicanos fora destruída, sendo que a primeira vez fora em 1650 quando a construção espanhola era bem diferente.

Outros exemplos da arquitetura inca são: a fortaleza de Machu Picchu que se situa no final da Estrada Inca, a fortaleza Ollantaytambo, e a fortaleza de Sacsayhuaman que fica aproximadamente a dois quilômetros de Cusco.

A área circunvizinha, situada no vale de Huatanay, tem uma agricultura forte, com o cultivo de milho, cevada, quinoa, chá e café, além da mineração de ouro.
FAÇA UMA VISITA VIRTUAL À CUSCO:
http://municusco.gob.pe/gerencias/plan%20maestro/visita_virtual.htm

Títulos adquiridos
A cidade de Cusco recebeu vários títulos honoríficos. Estes são:

Cusco, a primeira cidade e primeira votação de todas as cidades e aldeias da Nova Castela .
Emitido em Madrid pelo Real Decreto de Carlos V, 24 de abril de 1540
O muito famoso, muito nobre da cidade, leal e muito fiel de Cusco, a mais principal e cabeça dos reinos do Peru .
Emitido em Madrid por decreto real de Charles V em 19 de julho de 1540.
Cusco, Capital Arqueológica da América .
Premiado no Congresso Internacional de Americanistas XXV, realizada em La Plata, Argentina em 1933. Este título foi aprovado pelo Congresso do Peru pela Lei n º 7.688 de 23 de janeiro de 1933.
Cusco, patrimônio cultural do mundo .
Concedido pela Sétima Convenção de Prefeitos das grandes cidades do Mundo, realizada em Milão, Itália em 19 de abril de 1978.
Cusco, Patrimônio Cultural da Humanidade
Premiada pela UNESCO, em Paris, França em 09 de dezembro de 1983.
Cusco, patrimônio cultural da nação .
Concedido pela Lei n º 23.765 de 30 de dezembro de 1983. A mesma lei referida no artigo 3 º ao Cusco e capital turística do Peru .
Cusco, a capital histórica do Peru .
Concedida pelo artigo 49 da Constituição do Peru, de 1993.
Cusco, a capital histórica da América Latina
Concedido pelo Congresso Latino Americano de vereadores e vereadores da cidade de Cusco, em novembro de 2001.
Cusco, a Capital Americana da Cultura
Concedido pela Capital Americana da Cultura em 2007.

ATRAÇÕES TURISTÍCAS

Por sua idade e significado, o centro da cidade conserva muitos edifícios, praças e ruas de edifícios pré-hispânicos e coloniais, o que levou a que fosse declarada Património Mundial pela UNESCO em 1983. Os principais pontos turísticos da cidade são:

Bairro de San Blas
O bairro onde estão os artesãos, oficinas e lojas de artesanato, é uma das cidades mais pitorescas. Suas ruas são íngremes e estreitas, com casas antigas construídas pelos espanhóis sobre fundações incas importantes. Tem uma praça atrativa e mais antiga igreja paroquial em Cusco construído em 1563, que tem um púlpito de madeira entalhada considerado o epítome da colonial Cusco.
O nome Quechua deste distrito é Toq'ocachi o que significa a abertura de Salt.


Hatun Rua Rumiyuq
Este é o mais visitado pelos turistas. Na rua Hatun Rumiyoq ("É o prefeito Rock") foi o palácio de Inca Roca, que agora pertence ao Palácio do Arcebispo.
Nesta rua que vai da Plaza de Armas para o bairro de San Blas, você pode ver a pedra enigmático de doze ângulos.


Convento e Igreja da Merced
Devido aos sismos ocorridos nesta cidade, o Convento e Igreja da Misericórdia foram reconstruídas mais de uma vez. Originalmente que data do século XVI.
Seus claustros do estilo barroco e renascentista em particular destaca os bancos do coro, pinturas coloniais e esculturas em madeira.
Você também pode ver uma custódia de ouro e pedras preciosas 22 quilos de peso e 130 centímetros de altura.


A Catedral de Cusco
Na verdade, a primeira catedral de Cusco é a Igreja do Triunfo , construído em 1539 com base no palácio do Inca Viracocha. Hoje, esta igreja é uma catedral assistente de capela.
Entre 1560 e 1664, eles construíram a Catedral Basílica da cidade. Para fazer isso, o espanhol trouxe blocos de granito vermelho da fortaleza conhecida como Sacsayhuaman.
Esta catedral, renascentista e barroco e plateresco fachada interior, tem um dos exemplos mais marcantes da colonial ourives. Importante também são esculpidos altares de madeira.
Uma vez que esta cidade se desenvolveu na pintura da lona na "Escola de Cusco pintura", precisamente na catedral você pode ver grandes exposições de artistas locais da época. É a sede da Arquidiocese de Cusco.


Plaza de Armas
"Warrior Square" foi chamado no tempo dos incas. Esta praça tem sido palco de vários eventos importantes na história desta cidade, como a proclamação de Francisco Pizarro na conquista de Cusco.
Igualmente, a praça principal foi a cena da morte de Tupac Amaru II, considerado o líder da resistência indígena.
O espanhol construído em uma praça arcos de pedra, com o trabalho Cuzco, que perdura até hoje. Aqui estão a catedral e da igreja de La Compañía.


Igreja da Companhia
Esta igreja cuja construção se iniciou em 1576 os jesuítas com base Amarucancha ou palácio do Inca Huayna Capac, é considerado um dos melhores exemplos do estilo barroco colonial do continente.
Sua fachada é esculpida em pedra, como visto na foto, e seu altar-mor é de madeira esculpida e coberta com folha de ouro. Foi construído sobre uma capela subterrânea. Além disso, existem duas capelas, uma de Lourdes e da antiga capela de Santo Inácio de Loyola.
Este templo tem uma valiosa colecção de pinturas coloniais da Escola de Cusco.


Qoricancha e Convento de Santo Domingo
O Qoricancha era o mais importante santuário dedicado ao deus sol, no Império Inca. Este templo foi chamado o site de ouro e todas as suas paredes estavam cobertas com folhas de ouro pelos incas.
Tendo essa estrutura como uma base, aqui foi construído o Convento de Santo Domingo, em estilo renascentista. O prédio, uma altura da torre barroca ultrapassa outros edifícios nesta cidade.
Dentro está uma grande coleção de pinturas da Escola de Cusco de pintura


PRATOS TÍPICOS E BEBIDAS

Uma maneira deliciosa de descobrir mais sobre as culturas dos povos está testando seus guisados. Cusco oferece aos visitantes um dos seus mais distintos elementos culturais: seus pratos.
A "chicha" e "picanterías" estão abertas para quem quiser desfrutar da recheado de pimenta saborosa quente, diferente de outros lugares, guisado, coelho ou porquinho da índia pepián, queijo e batata farinha cauda kapiches, tudo acompanhado pela cerveja refrescante Em vez disso, rum ou cerveja, de acordo com seu gosto.
Se você já tentou esses pratos, e quer saber o que é ou o que sua preparação, aqui estão algumas receitas de pratos da cidade.

Timpo ou guisado: prato preparado durante o Mardi Gras, e que está a ferver de mama de uma vaca, cabeça de cordeiro, bacon e pernas, acrescentando que as folhas inteiras de repolho, batata, moraya, grão de bico e arroz. Em uma panela ferver batatas separadas, pêssegos, pêras e Yuccas. Ambas as refeições são servidas em pratos separados, semelhantes ao "parboilizado", mas cobrindo os ingredientes com uma folha de repolho.

CHUÑO COLA: é um prato típico consumido em qualquer época do ano. Ferva um caldo de carne com linguiça, arroz, grão de bico e batatas de tamanho médio. Em seguida, adicione a farinha de batata dissolvida em água fria e cozinhe até que ela detém. Normalmente, este prato é comido com uma colher de madeira, chamado huislla.

ENCHIMENTO Rocoto: Para esta sopa é grande pimentas estão procurando cortar a parte superior e tirar as sementes dentro com muito cuidado para não quebrá-las. Então eles têm três fervuras. O recheio é feito com carne moída, amendoim, passas e ervilhas verdes a gosto. E os enchimentos são revestidas com ovo batido e frite em óleo quente. Sirva com batatas assadas.

Coelhos ou cobaias pepián: Você escolhe a carne que você preferir, vá ao animal por água a ferver e retire com cuidado. Retire a coragem. Corte em quatro pedaços e cada um deles com farinha de milho antes de fritar em óleo quente. Em outra panela preparar um molho de cebola, alho e pimenta vermelha. As cobaias são colocados sobre o
curativo e depois adicionar o amendoim. Servido com arroz e batatas cozidas.

Kapchi: guisado ou sopa de feijão ou de cogumelos com batatas, leite, ovos e queijo.

MOTE COM Chicharrón: de porco cozido em sua própria gordura acompanhado de grãos de milho ou milho.

Humitas: massa de milho doce cheio de canela e passas, envolto em palha de milho e cozido no vapor.

Tamales: massa de milho recheada com carne, envolto em folhas de bananeira e cozido no vapor.

Lawa: pa de milho doce, feijão, pimentão seco e calêndula.

VESTIR: porco  marinado com chicha e especiarias, cozida em panela.

OLLUCO COM CARNE:   ensopado ou ollucos carne enlatada e chamas.

DADOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
País que Pertence: Peru
Data de Fundação: fundada no século XI pelos incas
População: 319.422
Área (em km²): 523
Altitude: 3399 metros
Densidade Demográfica (habitantes por km²): 610
Administração: dividida em 105 distritos e 13 províncias
Principais Atividades Econômicas: turismo, agricultura e comércio
Rio Principal: rio Huatanay
Temperatura média anual: 13°C
Clima: temperado seco
Índice Pluviométrico anual: 250 mm
* A cidade de Cusco é considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

FONTE: http://www.municusco.gob.pe/web/index.php

MAPAS DE CUSCO:
http://www.worldmapfinder.com/Pt/South_America/Peru/Cuzco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário